Um espaço vivencial de produção e reflexão através de uma aprendizagem horizontal movida pela troca, liberdade e criatividade.
Na Escola Livre de Imagem fotógrafos e artistas, estudantes e educadores podem compartilhar experiências, articular referências, desenvolver processos criativos e pensar criticamente o papel da imagem na nossa cultura. Um espaço vivencial de produção e reflexão através de uma aprendizagem horizontal movida pela troca, liberdade e criatividade.
A escola foi idealizada por um grupo de amigas e amigos com interesses comuns nos campos da arte e da educação. Foi colocada em prática por Dani Braqui, Cecília Urioste, Eduardo Queiroga e eu. Atualmente eu e Eduardo Queiroga damos continuidade, contando com constantes parcerias com pessoas que admiramos nos campos de atuação da escola.
São várias as ações desenvolvidas pela Escola Livre de Imagem:
Zigue-Zague (programa de encontros semanais com discussão e compartilhamento de referências).
Firmamento (é um curso de fotografia voltado para artistas, fotógrafas, fotógrafos, estudantes da área e amantes da imagem. É composto por uma série de atividades envolvendo exercícios de linguagem e narrativa visual, processos criativos e ampliação de repertório).
Espaço de Criação (É destinada a quem se expressa ou pretende se expressar artisticamente com fotografia. O objetivo é propor uma formação que contemple a produção prática associada ao amadurecimento de um corpo de trabalho crítico e artístico).
Horizontes Criativos (Para quem usa a fotografia como expressão e está em busca de aprofundar sua produção, exercitar sua narrativa, desenvolver o discurso visual. Esse é um curso mais extenso e que prioriza o mergulho na produção dos participantes).
Caminhos para a imagem (debates e apresentações abertas ao público em geral, com convidados especiais discutindo temáticas sobre a produção contemporânea).
Orientações e acompanhamento de projetos
Leituras de portfólio
@escolalivredeimagem
https://www.facebook.com/escolalivredeimagem