Fotolibra

O FotoLibras é um projeto de fotografia participativa com jovens surdos. As primeiras reuniões para desenhar o projeto aconteceram em 2006, envolvendo surdos da Feneis e os fotógrafos educadores Rachel Ellis, Mateus Sá, Vládia Lima e Eduardo Queiroga. A ideia de pensar algo que envolvesse fotografia e surdos foi de Rachel e, a partir daí, com a contribuição de muita gente, o FotoLibras foi tomando forma até que, em 2007, fizemos o primeiro curso de longa duração.

O curso teve três módulos: um básico, com um número maior de participantes, um avançado e uma preparação de multiplicadores. Vários dos jovens que entraram naquele momento continuam até hoje colaborando com o projeto, como é o caso de Tatiana Martins, André Luiz e Márcio Campelo. Os multiplicadores passaram a desempenhar funções variadas nas atividades que vieram depois, sendo assistentes, educadores ou mesmo coordenadores. Tatiana foi a primeira surda a ser proponente no Funcultura (fundo de cultura estadual).

Além deste curso inicial de longa duração, o FotoLibras tem desenvolvido uma série de atividades: cursos, oficinas, expedições, caravanas e exposições. Em 2009, lançamos o Guia FotoLibras, uma sistematização de nossa metodologia, disponível para que outras pessoas pudessem organizar atividades inspiradas na nossa experiência. Promovemos a exposição Por Contato, com obras de fotógrafos do grupo, que já esteve em Recife, no Centro Cultural dos Correios, e no Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio (MAR). Atualmente o projeto continua suas atividades tendo Tatiana Martins (aluna da primeira turma), como coordenadora.

https://fotolibrasdotcom.wordpress.com/